Home Dicas Os 2 tipos de chaves de parafusos mais usadas

Os 2 tipos de chaves de parafusos mais usadas

por Brasilfuso
Os 2 tipos de chaves de parafusos mais usadas

Para fixar os parafusos em seus devidos lugares, sempre é necessário que algum tipo de chave seja usada. Além de facilitarem o trabalho, elas garantem que tudo ficará firme e no seu devido lugar.
Considerando que existe uma imensa variedade de parafusos e fixadores, não é de se espantar que o mesmo também ocorra com as chaves. Assim, são inúmeros os modelos de chave, com diferentes características responsáveis por darem o aperto em parafusos e elementos de fixação.

Vale destacar que cada tipo de chave tem ao menos uma característica específica, além de diversas funções que as especificam para determinados tipos de trabalho. Portanto, é muito importante conhecê-las para saber qual usar em cada aplicação.

Ainda que sejam muitas, existem 2 tipos de chaves de parafusos mais usadas, sendo estas mais comumente encontradas em diferentes projetos. Por isso, selecionamos algumas informações sobre elas para que você entenda o que as fazem ser tão versáteis e importantes. Acompanhe!

Chave de fenda
Não poderíamos falar sobre tipos de chaves de parafusos mais usadas se não falássemos da chave de fenda. Utensílio de ponta reta, como um risco, que serve para prender e soltar parafusos, a chave de fenda tem muita história para contar desde a sua origem até os tempos atuais.
Estima-se que ela foi criada por volta do século I, em moldes mais rústicos, de madeira e utilizadas principalmente para amassar as uvas dos vinhos. Apesar de ter uma função muito diferente da que se tem hoje, ela era uma ferramenta bastante utilizada.

Já para a função que ela exerce hoje, foi apenas no século XV que isso ocorreu e passou a ser usada para fixar elementos. De lá para cá, apesar de ainda ter o mesmo uso, muita coisa mudou.
Hoje, a chave de fenda possui cabo plástico e corpo metálico, com a cabeça em forma de lâmina mais grossa (que pode até mesmo ser usada para partir em necessidades extraordinárias).

A ponta se acomoda na cabeça no parafuso, formando uma conexão que permite que o apertamento seja feito de forma concisa e proporciona ao usuário a firmeza necessária para a execução do processo.
A tecnologia se mostra tão afiada diante das necessidades gerais que atualmente é possível encontrar até mesmo chaves de fenda elétricas, o que deixa o trabalho ainda mais prazeroso e simples.

Chave Phillips
Por sua vez, a chave Philips é outra grande estrela de uma maleta de ferramentas e não poderia deixar de ser citada ao falar sobre os tipos de chaves de parafusos mais usadas. Também com cabo plástico, ela possui a extremidade fina, em formato de cone, o que permite a fixação de parafusos com a cabeça em formato de X.
Apesar de desempenhar o mesmo ofício que uma chave de fenda e ter o funcionamento também igual, a chave Philips se difere bastante por conta de toda a sua estética.
Assim como a anterior, ela também já está introduzida ao mundo das tecnologias e pode ser encontrada na versão elétrica, facilitando ainda mais o trabalho de quem a usa. Vale frisar que ela não pode ser usada em outros tipos de parafusos.
Em geral, tanto a chave de fenda como a chave Philips são os tipos de chaves de parafusos mais usadas atualmente. Portanto, se a sua ideia é montar um kit de ferramentas, certamente se você tiver estas duas chaves, é certo que boa parte dos seus projetos estará a salvo. Afinal, elas praticamente resolvem quase toda crise!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário