Você até pode pensar que os parafusos são todos iguais, mas isso não passa de ilusão! Atualmente, existe uma variedade incrível de tipos de parafusos e eles não diferem unicamente pelo formato, mas também pela aplicação e até mesmo quanto ao material com que são produzidos.
Deste modo, saber escolher o parafuso adequado é imprescindível, especialmente porque ele é um elemento de fixação, possuindo um papel importante na maioria dos projetos.
Assim, uma decisão equivocada na hora de escolher este tipo de peça pode colocar todo o trabalho a perder. Para que isto não aconteça com seus projetos, separamos 4 pontos principais que devem ser observados quando o assunto é a escolha de parafusos. Acompanhe:
- Onde será aplicado
Um dos primeiros pontos a ser considerado na hora de escolher um parafuso diz respeito a sua aplicação. Isso porque, saber qual o intuito deste item e entender como será o material onde ele irá ser aplicado faz bastante diferença na hora de selecionar o parafuso ideal.
Madeira e metal, por exemplo, trabalham de formas distintas. Isso significa que nem sempre o parafuso que é ótimo para o primeiro, irá ser tão eficiente quanto se aplicado no segundo.
Dito isso, antes de optar pelo modelo, pesquise as indicações ideais para uso do parafuso com o qual você irá trabalhar. - Atente-se à cabeça do parafuso
Outro fator muito relevante que também deve ser considerado na hora de escolher um parafuso é a sua cabeça. Embora possa parecer estranho de início, a cabeça do parafuso está diretamente ligada a forma como ele será aplicado, afinal, haverá necessidade de fazer o aperto com algum tipo de chave.
Além da relação com a ferramenta de aplicação, a cabeça do parafuso também está ligada ao local onde ele será inserido. Deste modo, se o espaço for mais justo e inacessível, um parafuso allen, que possui a cabeça com o sextavado interno, pode ser o mais indicado.
Já em outros casos, pode ser que um parafuso com a cabeça chata seja o mais indicado e assim por diante. Logo, considere também este ponto ao escolher um parafuso para o seu projeto. - Verifique o tipo de rosca
Assim como o formato da cabeça do parafuso, o tipo de rosca dele também é um fator a ser considerado na hora da escolha. Isso se dá, pois a rosca também está diretamente ligada ao encaixe. Ou seja, se você fizer a escolha errada, talvez não tenha o resultado que espera.
Atualmente, é possível encontrar disponível no mercado diversos tipos de parafusos com a mais vasta variedade de roscas como é o caso por exemplo, dos parafusos com rosca triangular, trapezoidal, redonda, quadrada e com dentes de serra.
Considerando estes aspectos, cada tipo de rosca desempenha uma função específica e nem sempre deve ser substituída. Logo, antes de escolher um parafuso para o seu projeto, leve em conta o objetivo e a aplicação do parafuso e opte pelo modelo que possui a rosca mais compatível com o que precisa. - Escolha o acabamento com cautela
Figurando entre os últimos pontos a serem considerados para escolher um parafuso está o seu acabamento. Mas, você sabe porque isso é importante?
Bom, não há outra forma de dizer isso senão: “Errar na escolha do acabamento do parafuso pode ser fatal!”. Talvez isso tenha soado um pouco radical da nossa parte, mas você já vai entender o porquê disso.
Como vimos, os parafusos fazem parte do grupo de elementos de fixação, servindo assim para fixar duas ou mais peças em um determinado projeto. Dito isso, o material do seu acabamento é importantíssimo não apenas para garantir o resultado esperado, mas também para garantir a segurança.
Por exemplo, se você vai desenvolver um projeto que ficará em área úmida como banheiro, cozinha, área externa ou até mesmo que fique sob exposição marítima, deverá escolher um item que seja feito de um material que não enferruje.
Agora, se você precisa de um elemento que aguente um pouco mais de força, precisará de um acabamento mais robusto e que não se quebre facilmente no decorrer do uso.
A escolha do parafuso ideal
Tendo em mente todos os pontos aqui destacados, fica claro que um bom projeto se inicia com boas ideias, mas é finalizado quando executado com materiais de qualidade e que correspondam com as características e funcionalidades desejadas.
Desta forma, atentando-se a estas questões, a probabilidade de você errar na hora de levar o parafuso ideal para casa será amplamente reduzida.