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Como saber a resistência do parafuso?

por Brasilfuso
Como saber a resistência do parafuso?

Se você já trabalhou em algum projeto que envolveu o uso de parafusos, muito provavelmente, deve ter ouvido falar sobre a classe ou grau de resistência do parafuso. Esta informação, apesar de parecer pouco importante a princípio, está relacionada às propriedades mecânicas do parafuso, que podem, inclusive, indicar a sua aplicabilidade.
Na prática, a aplicabilidade de cada uma das classes ou grau de resistência, leva em conta a exigência mecânica da junta, onde o parafuso será aparafusado. Logo, saber a resistência do parafuso é um ótimo ponto de partida para entender onde e como ele poderá ser aplicado.

Embora seja uma informação importante, que pode inclusive ser determinante para o bom funcionamento de todo o conjunto, nem todo mundo sabe o que isso significa na prática. Pensando nisso, criamos o artigo de hoje. Portanto, acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que é classe de resistência?
Antes de mais nada, é preciso que você saiba que grau de resistência se refere aos parafusos com rosca polegada e classe de resistência aos parafusos com rosca métrica. Ambos os termos, tratam-se dos mesmos dados. Agora que já temos isso definido, vamos entender o que realmente isso significa.
No geral, a classe ou grau de resistência de um parafuso está relacionada às suas propriedades mecânicas, estando normalmente indicada através de números ou códigos na cabeça do parafuso, apresentando-se no formato “XX.Y”.
Os primeiros dois dígitos deste código (XX) multiplicado por 10 corresponde ao limite de resistência a tração do parafuso, enquanto o dígito representado por Y multiplicado pelos dois dígitos representados por XX, corresponde ao limite de escoamento (tensão máxima suportada sem que lhe cause deformação).
Desta forma, quanto menor for a classe de resistência de um parafuso, maior será a sua ductilidade, ou seja, sua capacidade de deformação e, quanto maior for a ductilidade deste parafuso, maior será também a sua capacidade de escoamento. Em contrapartida, nestas mesmas condições, o parafuso suportará menos torque, o que significa que sua capacidade de gerar força será menor.

Como interpretar a marcação na cabeça do parafuso?
Como dito, a classe de resistência do parafuso está indicada na cabeça do próprio fixador e indicam o limite de resistência à tração do parafuso e o limite de escoamento, respectivamente.
Na prática, se um parafuso em sua cabeça possuir a inscrição 10.9, pode-se interpretar da seguinte forma: O dígito 10 representa 1.000 N/mm² mínimo de resistência a tração; enquanto o número 9 indica 90% da tração, tendo como limite de escoamento 900 N.mm².
Se considerarmos um parafuso com a inscrição 4.6, podemos interpretar que ele possui 400 N/mm² de resistência a tração e 240 N.mm² de limite de escoamento.
Considerando ambas as classes de resistência dos parafusos, conclui-se que o parafuso 10.9 é menos dúctil e suporta maior torque (força) do que o parafuso de classe 4.6.

Por que é importante saber a resistência do parafuso?
Na prática, a classe ou grau de resistência do parafuso serve para indicar a sua aplicabilidade. Por exemplo, um parafuso e porcas com baixo grau de resistência, não poderá ser usado em equipamentos ou máquinas que sofrem vibrações, torções, trações ou qualquer outro tipo de força.
Em conclusão, saber a classe de resistência do parafuso ajuda a identificar a carga e as condições que eles podem ser submetidos. O que, sem sombra de dúvidas, é de suma importância para selecionar os fixadores mais adequados conforme o grau de responsabilidade do projeto.
Vale destacar que o torque é determinado também em função do diâmetro do parafuso, portanto, é recomendado sempre consultar o manual do equipamento fornecido pelo fabricante, de modo a determinar o torque ideal.
Isso porque, com um aperto em excesso, pode espanar os fios da rosca, quebrar o fixador ou ainda danificar a peça que está sendo fixada. Por fim, para medir o aperto de cada parafuso com maior precisão, é utilizada uma ferramenta conhecida como dinamômetro.

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