Resumidamente, os parafusos são elementos de fixação utilizados em praticamente todo tipo de projeto. Variando muito quanto a tamanhos e modelos, eles possuem uma versatilidade que os adequa a muitas necessidades.
Tais características, os tornam peças essenciais e muito úteis em projetos onde a fixação se faz necessária, proporcionando assim uma melhor execução de diversas tarefas.
Mas, você sabe como escolher qual o tamanho ideal para a atividade que está executando?
De modo geral, para que a escolha aconteça de forma adequada, garantindo que o parafuso se encaixe com perfeição no lugar a que se destina, é preciso, além de calcular carga e analisar materiais, calcular o tamanho ideal do elemento.
Considerando isso, reunimos no artigo de hoje informações relevantes para que você aprenda a como medir um parafuso. Acompanhe:
Quanto ao comprimento
O primeiro passo para medir o parafuso quanto ao comprimento é entender a profundidade que será necessária para o que ele será utilizado. Tendo essa medida em mãos, resta saber como localizar o item compatível.
Normalmente, o comum dessa medida é calcular da cabeça até a ponta oposta, na finalização da rosca. Mas, como nem todo parafuso é igual, em alguns casos a cabeça dele fica para fora.
Nestes, a medida deve ser apenas da haste, iniciando imediatamente abaixo da cabeça e finalizando ainda no final da rosca.
Os parafusos que terão a cabeça introduzida na aplicação, normalmente os de cabeça chata, deverão ser medidos da cabeça até o final da haste para terem o tamanho real anotado.
Dito isso, a escolha deve levar em conta se o parafuso terá ou não a cabeça também parafusada.
Quanto ao diâmetro
Assim como o comprimento do parafuso, o diâmetro também é muito importante, pois é a partir dele que você saberá se o parafuso cabe no buraco a que se destina.
Para descobrir esses números, mede-se o diâmetro da haste, o que pode ocorrer de três formas distintas:
• Diâmetro da rosca: neste caso, a medida deve ser tirada com base na parte externa da rosca que envolve a haste, onde ficam os filetes.
• Diâmetro da haste: já aqui, é medida a haste em si, ignorando os filetes de rosca. Para isso, mede-se logo abaixo da cabeça, onde encontra-se no maior tamanho.
• Diâmetro da raiz: por outro lado, para se conseguir o diâmetro da raiz, mede-se a parte interna da rosca, levando em consideração a haste e não a rosca em si.
Em geral, a medida mais requerida é a da rosca: fácil de coletar e muito eficiente. Há ainda quem meça a cabeça do parafuso.
No entanto, basear-se unicamente nessa metragem é incorreto. Principalmente, porque parafusos de diversos diâmetros e comprimentos podem possuir o mesmo tamanho de cabeça. Logo, comparar a cabeça pode trazer a dor de cabeça de a haste não ser compatível.
Medindo as porcas e arruelas
Junto dos parafusos, é comum necessitar de porcas e arruelas, e, tão importante quanto saber a medida ideal deles, é saber também as delas.
Neste sentido, o adequado é que a medida da nova peça acompanhe a medida do parafuso. Logo, se o parafuso possui ½ polegada, a porca ou a arruela deve medir o mesmo. Compreendendo dessa forma você não irá errar.
É muito importante se atentar a esses pequenos detalhes para não correr o risco de colocar um projeto todo a perder unicamente por falta de atenção à medição.
Agora que você já sabe como medir o seu parafuso, é só selecionar o que quer fazer e mãos à obra!