Home Fixadores Anatomia do Parafuso entendendo um pouco mais sobre a estrutura desse fixador

Anatomia do Parafuso entendendo um pouco mais sobre a estrutura desse fixador

por Brasilfuso
Anatomia do Parafuso entendendo um pouco mais sobre a estrutura desse fixador

Seja em construções, na indústria ou até mesmo em nossas casas, os parafusos são um dos fixadores mais utilizados em todo o mundo. Apesar de sua presença constante em nosso cotidiano, muitas vezes não sabemos exatamente como eles funcionam ou qual é a estrutura por trás desse elemento tão importante.

É por isso que neste artigo, vamos explorar a anatomia do parafuso em detalhes, explicando cada parte e sua função. Vamos abordar tudo o que você precisa saber para entender um pouco mais sobre ele e como escolhê-lo corretamente para cada situação. Dito isso, acompanhe a leitura!

Anatomia de um parafuso: partes e suas funções
O parafuso é um dos elementos mais importantes, estando presente em diversas áreas e aplicações, podendo ser encontrado desde na indústria até mesmo em nossas casas. Mas você já parou para pensar em como ele é construído?
Basicamente, a anatomia de um parafuso envolve: cabeça, rosca, haste, ponta, chanfro e sulco de quebra. A seguir, saiba mais sobre cada uma das partes que o compõem e suas funções:

Cabeça
A cabeça é a parte superior do parafuso e pode ter diferentes formatos, como sextavada, cilíndrica ou chata. Normalmente, tem como função, permitir a aplicação da força necessária para apertar ou soltar o parafuso.

Rosca
Já a rosca, é a parte responsável por fixar o parafuso em uma superfície. Para isso, ela é composta por sulcos e filetes que se entrelaçam com as roscas da peça em que o parafuso será fixado. Vale destacar que o perfil, ângulo e passo da rosca podem variar dependendo da aplicação do parafuso.

Haste
Por outro lado, a haste nada mais é do que a parte que fica entre a cabeça e a rosca. É nessa parte que a força de aperto é transmitida para a rosca. No geral, sua espessura varia de acordo com o diâmetro e tipo do parafuso.

Ponta

A ponta de um parafuso é a extremidade inferior do elemento, pode ser pontiaguda ou arredondada, variando conforme o tipo e aplicação do parafuso. Geralmente, a ponta é inserida na peça que será fixada e pode ter diferentes formatos para diferentes finalidades. Basicamente, sua função é facilitar sua instalação.

Chanfro

O chanfro de um parafuso é uma pequena inclinação na ponta do elemento que facilita a sua inserção na peça. Esta parte do parafuso em específico, evita que a ponta do parafuso danifique a superfície da peça e ajuda a centralizá-lo durante a fixação.

Sulco de quebra

Por fim, e não menos importante, temos o sulco de quebra, que nada mais é do que uma ranhura na haste do parafuso que facilita a sua quebra em caso de excesso de torque. Esta parte tem como função, evitar que a peça seja danificada por uma fixação excessivamente apertada, proporcionando uma quebra controlada na haste do elemento.

Escolha a Brasilfuso e garanta a fixação ideal para seus projetos
Agora que você entende um pouco mais sobre a anatomia do parafuso e como cada parte desempenha um papel importante na fixação de uma estrutura, é possível escolher o parafuso adequado para cada aplicação.
Na Brasilfuso, você encontra uma ampla gama de soluções em fixação, incluindo parafusos de alta qualidade para diversos tipos de aplicações. Com a nossa expertise e conhecimento em fixação, você garante os melhores elementos para uma fixação segura e confiável em seus projetos.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas, conheça nossas soluções e produtos! Temos as melhores soluções para o seu projeto!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário